Queimaduras são lesões na pele que são provocadas, normalmente, pelo calor ou frio, como também podem ser geradas por fricção (atrito). Essas lesões, em contato com eletricidade, produtos químicos ou radiações, podem ocasionar fortes dores e até infecções graves. Sem dúvida, as queimaduras provocadas pelo fogo são as mais comuns, principalmente nessa época do ano, com as festas dedicadas a São João e São Pedro, em que fogos de artifício são bastante utilizados.

Durante o São João, os riscos de queimaduras aumentam significativamente, principalmente em crianças. Criança sozinha, manuseando fogos-de-artifício, sem a supervisão de um adulto, por mais inocente que pareça ser o artefato, representa um grande perigo, não só a ela, mas a todos que estiverem por perto.

As campanhas de prevenção sistemáticas feitas pela mídia de Pernambuco vêm surtindo efeito. Quando não havia esse tipo de campanha, os hospitais do Recife registravam o dobro de acidentados. Mesmo assim, comparado aos outros meses, durante o mês de junho há aumento de 30 a 50% nos atendimentos aos queimados.

CONFIRA DEZ DICAS ÚTEIS PARA EVITAR QUEIMADURAS:

1)    Não utilize álcool engarrafado diretamente sobre o fogo, na forma de jato, pelo risco de explosão.

2)    Muito cuidado com crianças na cozinha, pois é nela que acontece a maioria dos acidentes domésticos

3)    Após a queimadura, não utilizar produtos como: creme dental, margarina, borra de café, clara de ovo, etc. O importante é lavar a queimadura com água corrente limpa e fria, em abundância.

4)    Cuidado com os fios elétricos expostos e tomadas sem proteção. Em caso de choque elétrico, desligue o registro de corrente e só toque na vítima com isolamento.

5)    Nunca considere uma queimadura sem importância, pois ela muitas vezes pode ser fatal.

6)    Não tente tratar queimaduras por conselhos de vizinhos ou balconistas de farmácias.

7)    Pessoas que sofrem convulsões devem evitar contato com fogo ou superfícies quentes.

8)    Exposição excessiva ao sol pode provocar queimaduras dolorosas.

9)    Fogo e bebida não combinam. Evite essa associação.

10)  Muito cuidado com fogos-de-artifício. Leia e siga as instruções do fabricante e evite o manuseio por crianças.

Texto adaptado