Poucas pessoas conhecem o valor da terapia ocupacional, um trabalho desenvolvido por profissionais capacitados e que ajuda na realização de atividades do dia a dia. Esse ofício pode ser destinado a quem se afastou de uma rotina por algum problema de saúde ou aos indivíduos sadios que desejam fazer um trabalho preventivo para estimular a mente e, de quebra, organizar melhor as ideias e os compromissos.

Para dar uma mãozinha a esse trabalho, as terapeutas ocupacionais (TOs) pernambucanas Ana Katharina Leite e Ana Paula Mendes acabam de lançar o caderno 50 exercícios para estimulação cognitiva: o cotidiano em evidência (edição própria, 54 páginas, R$ 47).

Trata-se de uma compilação de exercícios desenvolvidos para promover a percepção e ampliar o conhecimento de adultos e idosos, que convivem ou não com doenças capazes de levar a disfunções cognitivas – aquelas que interferem no processo de retenção da memória, no juízo ou no raciocínio.

As tarefas podem ser aplicadas em todos os ambientes de tratamento: ambulatório, domicílio e enfermaria – talvez até em leitos semi-intensivos. Todas as atividades abordam assuntos que fazem parte do nosso cotidiano: música, dinheiro, família, culinária e atividades de vida diária.

Um cuidador, uma pessoa da família ou até mesmo um terapeuta ocupacional devem coordenar os exercícios de indivíduos com dependência causada por doenças como Alzheimer e de limitações que aparecem por um acidente vascular cerebral ou deficiências.

No caso de quem deseja fazer as tarefas como forma preventiva, apenas para manter as características funcionais no dia a dia, pode preencher o caderno de atividades sozinho e pedir ajuda de alguém, quando necessário.

Na publicação, é possível encontrar exercícios com diferentes níveis de exigência cognitiva. Muitos podem ser adaptados a pessoas com baixa escolaridade e com nível moderado a alto de dependência. Algumas páginas podem ser usadas mais de uma vez. Ou seja: dá para repetir atividades que mais se enquadram com o caso de cada usuário do caderno.

Há quem goste, por exemplo, de provérbios – que são usados pela terapia ocupacional para trabalhar a mente. O exercício de número 12 traz várias dessas frases curtas que podem ser completadas ou interpretadas pelo paciente, dependendo da situação em que se apresenta.

Vale informar que as TOs autoras do caderno são editoras do portal Reabilitação Cognitiva (www.reabilitacaocognitiva.org), que tem hoje cerca de 35 mil acessos por mês. Na internet, elas trazem vários outras tarefas estimulantes e divertidas, como também mostram o poder da tecnologia diante da evolução dos pacientes.

O caderno recém-lançado pode ser solicitado através do e-mail reabcognitiva@gmail.com. O custo já inclui o frete para todo o Brasil. Mais: 9182-8256.

Fonte: Jornal do Commércio