No período de volta às aulas, devemos estar atentos ao modelo de mochila escolhido pelos estudantes. Separamos algumas dicas que julgamos importantes, no sentido de prevenir complicações posturais. Vejam abaixo:

  • A mochila apropriada não deve conter muitos detalhes e bolsinhos, para a criança não carregar peso em excesso.
  • É adequado carregar a mochila nas costas, com uma alça em cada ombro para distribuir melhor o peso.
  • O peso limite carregado não deve ultrapassar 10% do peso corporal.
  • Levar a mochila de um lado só do corpo pode causar danos à estrutura da coluna vertebral em idade de crescimento.
  • A regulagem das alças é outro ponto importante. A mochila deve ficar na altura da região lombar, nunca a mais de 10 cm abaixo da cintura.
  • No caso das mochilas com rodinhas, atentar para o fato de que geralmente elas possuem uma estrutura de metal ou plástico que a torna mais pesada. Desse modo, ao subir e descer escadas, a criança faz um esforço muscular maior que o adequado. Além disso, o aluno normalmente a carrega puxando por um só braço, o que pode prejudicar a coluna vertebral e a musculatura.

Os pais têm uma tarefa muito importante na prevenção de problemas posturais dos filhos. Devem observar a maneira como a criança se senta para comer, para assistir à TV e para estudar e orientá-la sobre a forma correta. A prevenção é a melhor atitude dos pais e esse trabalho deve começar por volta dos 6 anos, quando a criança ingressa no ensino fundamental e, portanto, acaba ficando mais tempo sentada. A mochila que elas levam para a escola também merece sua atenção. Para evitar problema de coluna, a criança deve sentar no fundo da cadeira e apoiar as costas no encosto de sua cadeira, tendo a carteira próxima do seu corpo e os pés apoiados no chão.

Prevenir é o melhor remédio.

mochila 1