Febre chikungunya

O que é a febre chikungunya?

É uma condição viral muito semelhante à dengue. Transmitida pelo Aedes aegypti, a doença vem causando certo alarde, especialmente por já ter feito vítimas em países da Ásia, Europa, África e, recentemente, América. Neste continente, foram regiões do Caribe e a Guiana Francesa que mais sofreram até então.

Uma das maiores preocupações para o nosso país é o fato de que os mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela também podem transmitir a febre chikungunya. Como há tempos lutamos contra a dengue, é necessário agora o dobro da atenção para que o Brasil não sofra com uma situação ainda pior. Além disto, o ciclo de transmissão é mais rápido do que o ciclo da dengue, sendo que em cerca de 7 dias após o contato com o vírus o mosquito já pode começar a contaminação.

Pessoas com suspeita de infecção pelo vírus CHIKV devem ser encaminhadas imediatamente para algum posto oficial de serviços de saúde. É fundamental evitar que estes indivíduos atuem na proliferação da condição, sendo que se eles forem picados por algum mosquito, este irá se infectar e passar a doença para outras pessoas.

Como se adquire

A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e menos comumente pelo mosquito Aedes albopictus. A transmissão não se dá de pessoa para pessoa, sendo necessário que o mosquito pique alguém contaminado para transmitir o vírus para outras pessoas.

O ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue e tende a durar cerca de 1 semana. Após este período, o mosquito pode ficar com o vírus dentro dele por toda a vida, passando a condição para as pessoas que ele picar e que não tenha anticorpos contra a mesma.

 

 

Sintomas

Pessoas de ambos os sexos e de todas as idades estão vulneráveis a tanto. No entanto, a apresentação clínica dos sintomas varia de acordo com a idade, sendo que os mais jovens e os mais idosos sofrem mais com a condição. O período de incubação, ou seja, do momento da picada ao desenvolver dos sintomas, varia de 2 a 12 dias mais ou menos. Dentre os sintomas mais freqüentes podemos destacar, por exemplo, febre alta, dores nas articulações, dores nas costas e dores na cabeça.

As dores nas articulações são muito intensas, levando ao ponto de o indivíduo não conseguir realizar nenhum movimento. Erupções de pele e conjuntivite também são sinais característicos da doença na fase aguda, assim como fadiga e enjoos. As mãos e os pés costumam ser os locais mais afetados pela condição, no entanto, as pernas como um todo e as costas também são bastante afetadas.

Ao contrário da dengue, a febre chikungunya não tem um tipo que seja hemorrágica. Além disto, com a dengue as dores costumam atingir o corpo como um todo, sendo que no caso da febre chikungunya são as articulações e os tendões que sofrem mais com a condição.

Diagnóstico

Para que o diagnóstico seja o mais correto possível é necessário que o paciente passe por uma cuidadosa avaliação clínica, sendo também imprescindível a realização de exames laboratoriais. Todos os casos de suspeita de febre chikungunya devem ser notificados em até 24 horas. É importante realizar um diagnóstico diferencial da dengue, por exemplo, através de testes de coagulação, de contagem de plaquetas, de enzimas do fígado, de eletrólitos ou de hematócitos.

Os exames de sangue são muito eficientes para o diagnóstico de febre chikungunya, já que a partir da amostra de sangue do paciente é possível localizar a presença de anticorpos do vírus CHIKV, que estejam tentando barrar o desenvolvimento da condição.

Como é feito o tratamento

O tratamento da febre chikungunya é sintomático quando está na fase aguda, ou seja, é baseado no controle dos sintomas e transtornos. Analgésicos são geralmente prescritos com o intuito de barrar as dores, assim como antitérmicos, para controlar a febre.

As dores nas articulações são muito intensas e podem persistir mesmo com o uso de medicamentos. Para tanto, costuma-se prescrever também o uso de anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia. Os sintomas podem demorar bastante para desaparecer, em alguns casos até mesmo mais de 3 anos. Entretanto, geralmente após os 10 primeiros dias da doença as dores ficam mais esparsas e amenas.

Como prevenir

Diante dos primeiros sintomas é preciso que a pessoa seja encaminhada a algum posto de saúde, de forma a realizar os exames que comprovem a existência da doença. É importante que esta pessoa fique separada de outras e em estado de observação, para que nenhum mosquito a pique e para que este não venha a picar outros indivíduos.

Além disto, as medidas de prevenção são as mesmas para a prevenção da dengue, visto que o mosquito Aedes aegypti atua em ambas as condições. É fundamental, portanto, eliminar todos os focos de água parada, assim como colocar telas protetoras nas janelas e fazer uso de repelentes, por exemplo.

Fonte: saudemedicina.com